Acerca do MNAC

A minha foto
Lisboa, Portugal
Situado no centro histórico de Lisboa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, fundado em 1911, foi inteiramente reconstruído em 1994, sob projecto do arquitecto francês Jean-Michel Willmotte. A colecção de arte portuguesa, de 1850 à actualidade, constitui a mais importante colecção nacional de arte contemporânea. O programa de exposições temporárias, de particular relevância, ocupando totalmente o espaço de exposição, é alternado entre a colecção do museu e exposições internacionais. Incidindo sobre artistas e movimentos representados na colecção, propondo revisões e novas pistas de investigação sobre as matérias tratadas, o MNAC apresenta exposições internacionais relevantes que se cruzam com a própria colecção do museu, dando a conhecer obras e artistas contemporâneos internacionais.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

outras ficções / other fictions

No dia 26 de Junho o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado reabriu com uma reposição da colecção do museu sob o título de outras ficções.


Esta exposição reúne um diversificado conjunto de obras da colecção
do Museu Nacional de Arte Contemporânea que datam desde a segunda
metade do século XIX até ao presente. Organizada em torno de quatro
conceitos, Lugar, Reversibilidade, Rebaixamento, Acontecimento,
as obras são relacionadas entre si de forma não cronológica, privilegiando
a diferença e especificidade que cada uma propõe à rede discursiva do núcleo
onde se insere. Pode assim acontecer que uma obra remota tenha maiores
afinidades com uma contemporânea do que com as que se lhe sucedem
imediata e cronologicamente. A escolha destes quatro conceitos partiu
de uma hipótese sobre algumas linhas possíveis de interpretação relativas
às práticas artísticas do nosso presente. Ao convocar tempos tão diferentes
para recensear as obras em cada um destes conceitos produzem-se outros
modos de construção fictícia no seu entendimento, que nada têm de irreal
por oposição à realidade de uma leitura historicista, antes proporcionam
pensar as ficções da prática artística como uma inteligibilidade própria.

------------

This exhibition brings together some a diverse group of works, from the collection of the Museu Nacional de Arte Contemporânea, that datedating from the second half of the 19th nineteenth century to the present day. Organized around four concepts – Place, Reversibility, Debasement and Event – the works are related not chronologically linked,in non-chronological order privileging, stressing the difference and specificity that each brings to the discursive net of the group to which it belongsweb cast by the group to which it belongs. Thus it isIt is therefore possible that a distant work has a greater affinity with a contemporary one than with those that directly and chronologically follow itfollow it chronologically. The choice of these four concepts departs fromwas based on a hypothesis on of interpretive strategies applied topossible lines of interpretation of artistic practices in the present daycontemporary artistic practice. By placing works fromassembling such different times temporalities under the banner of each of these concepts, we propose their understanding undergoes other modes of fictitious construction for their understanding; modes which are in no way fanciful by virtue of their opposition to the reality of a historicist readinghistoricist readings, but which, rather, afford us the opportunity to consider the fictions of artistic practice as distinctly intelligible.


Pedro Lapa
Director
Museu Nacional de Arte Contemporânea
Museu do Chiado

Sem comentários: