Acerca do MNAC

A minha foto
Lisboa, Portugal
Situado no centro histórico de Lisboa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, fundado em 1911, foi inteiramente reconstruído em 1994, sob projecto do arquitecto francês Jean-Michel Willmotte. A colecção de arte portuguesa, de 1850 à actualidade, constitui a mais importante colecção nacional de arte contemporânea. O programa de exposições temporárias, de particular relevância, ocupando totalmente o espaço de exposição, é alternado entre a colecção do museu e exposições internacionais. Incidindo sobre artistas e movimentos representados na colecção, propondo revisões e novas pistas de investigação sobre as matérias tratadas, o MNAC apresenta exposições internacionais relevantes que se cruzam com a própria colecção do museu, dando a conhecer obras e artistas contemporâneos internacionais.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

OS OLHOS DO SOM

26.05.2009 - 21.06.2009

IMAGENS SONORAS – Uma visita guiada em transmissão radiofónica
Os olhos do som – MNAC - Museu do Chiado

Pedro Lapa, Director do MNAC - Museu do Chiado, transforma-se nos olhos de Ruben Portinha, amblíope, enquanto visitam as exposições Arte Moderna em Portugal 1910- 1945 e As Cores da Vanguarda Arte na Roménia 1910-1950. As obras que integram a exposição são assim recriadas no "olho" da mente, um esforço para transmutar as palavras em cor, formas e texturas que o ouvinte pode depois confrontar numa visita ao Museu.
"Os olhos do som" encetará uma série de deambulações a várias exposições com a mesma abordagem, o objectivo de recriar na imaginação o que se vê sem ver.
O programa estará disponível para download aqui e no site da Rádio Zero [http://www.radiozero.pt/] a partir de dia 30 de Maio, podendo ser usado como guia aural enquanto se visita a exposição, a decorrer até 21 de Junho.
Veja, ouvindo...
A Rádio Zero transmite, pela web, a partir do IST em Lisboa desde 2006, sucendo à RIIST. Com uma programação exclusiva de autor, emite 24h/7 uma grelha com mais de 65 programas originais, realizados por mais de 80 autores.A Rádio Zero promove o livre acesso às tecnologias de emissão e realização rádio, incentivando abordagens experimentais ou não-ortodoxas ao uso da rádio, quer enquanto conteúdo, forma ou tecnologia.A Rádio Zero é uma das estações fundadoras da rede internacional Radia e promove um festival internacional bienal Arte Rádio em Lisboa chamado RadiaLx. Desenvolve também software rádio destinado a rádio comunitárias sob um paradigma de código aberto.
: Ricardo Reis Nascido em '78, engenheiro aeroespacial pelo IST, especializa-se em simulações computacionais de fluidos. Acordou para formas diferentes de fazer rádio em 2003, tendo produzido e participado em vários programas na RIIST, Rádio Zero e a rede Radia [http://www.radia.fm/]. É presidente da Rádio Zero desde 2005, promovendo e instigando a exploração da rádio para fins artísticos e culturais.
: Ruben Portinha Nascido em 87. Desde cedo despertou o interesse para a comunicação, nas suas várias vertentes.Até à data, integrou vários projectos ligados ao jornalismo em geral e à Rádio em particular: Rádio Onda Jovem, Rádio Zero, Baya FM, jornal “i-NOVA!”, revista “N”, Rádio Renascença.Entre 2005 e 2008, licenciou-se em Ciências da Comunicação (vertente Jornalismo), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Para além das actividades ligadas à comunicação, tem também desenvolvido actividades desportivas. Foi atleta de pista durante dois anos, entre 2006 e 2008. Actualmente, é jogador federado de goalball, participando no campeonato nacional e na taça de Portugal da modalidade.Paralelo a tudo isto, tem construído uma carreira musical, primeiro a solo – com o lançamento do primeiro disco, em edição de autor, em Outubro de 2008 – e agora enquanto membro do grupo luaCústica.

+ informações em http://www.museudochiado-ipmuseus.pt/

Sem comentários: